quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O poder da oração



"E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido." (1° Crônicas 4:9-10)
- Queridos, algo que me chama muito atenção nesta passagem citada à cima é que, neste capítulo está toda a descendência de Judá, são nomes e mais nomes, porém, quando chega no versículo 9 e 10, há uma pequena "história" sobre Jabez. E é nessa mesma "história" que eu me alegro toda vez que leio e releio, é algo que me faz sentir uma alegria tremenda, uma convicção que minhas orações são todas ouvidas por aquEle que nos Amou primeiro!
Se pararmos para refletir sobre estes dois versículos, veremos que no primeiro fala-se sobre o nascimento de Jabez, e já no segundo, fala-se sobre a oração, a invocação feita por Jabez ao Senhor seu Deus dizendo: "Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! (...)"; ou seja, Jabez invocando ao seu Deus, e se ele invocou é porque ele tinha a convicção que Deus iria lhe escutar, iria estar lhe observando e vendo o seu servo se prostrando com palavras diante de tamanha Fé que tinha em seu Deus, o Deus de Israel. Logo a seguir para terminar o versículo está escrito: "(...) E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”
Amados, Deus concedeu o que Jabez lhe pediu, Deus ouviu aquela oração, viu o seu servo lhe invocando de coração aberto e sincero diante dEle.  Fico a lhes perguntar: Será que é diferente a sua oração da de Jabez? Quando falo diferente, quero dizer, será que sua oração também pode ou não tocar o coração de Deus e Ele vir lhe dá a resposta que tanto esperas?

Quantas e quantas vezes nos sentimos tão sobrecarregados, oramos dia e noite e não recebemos uma palavra apenas da parte de Deus, o silêncio dEle começa a nos incomodar, começamos a achar que Deus não está a nos ouvir, que Ele nos esqueceu, não é verdade? É ai que entra a soberania do nosso Deus, Ele age no silêncio e realiza o seu pedido de acordo com a vontade dEle, e não pela nossa vontade; Ele sabe o que é melhor para cada um de nós, Ele sabe entender e ouvir todas as nossas orações, e sabe também quando elas são feitas com um sincero coração. Será que estamos orando com um coração sincero, quebrantado e disposto a ter apenas as realizações de acordo com a vontade de Deus? Será que estamos pedindo certo, nos quebrantando por inteiro e colocando nossas necessidades nas mãos daquEle que é Fiel para realizar suas obras e nossas vidas? 
Amados, há duas formas de Deus realizar suas vontades em nossas vidas, uma é a permissiva e outra é a permitida. Na permissiva, Ele vai realizar porque Ele sabe que você é capaz de receber, é merecido, é algo que Ele vê e sabe que é bom para você, é permissão dEle para sua vida; já a permitida, como a palavra já diz, Ele estará permitindo, as vezes a gente pede tanto uma coisa, insiste tanto não é verdade? E não vê solução, Deus continua e silêncio e não realiza, ai continuamos a pedir, insistir, que Ele acaba permitindo, entregando, não proibindo de acontecer. Porém, é preciso ficar cientes de que, quando Deus nos dá por sua permissão, Ele se responsabiliza, Ele vai cuidar e fazer com que tudo seja de acordo com a vontade dEle, porque se foi permissão dEle é porque também a gente soube esperar a vontade dEle, porém quando Ele permite, pelo simples fato de tanto a gente insistir, não saber esperar, "bater o pé" e "exigir" dEle, Ele logo vai permitir, mas a responsabilidade será completamente nossa do que poderá vir a acontecer. Então queridos, que em nossas orações, venhamos ter as palavras de Jabez, que possamos orar como Ele, dizendo sempre e escolhendo sempre e pedindo sempre que as mãos do Senhor venham realizar os planos dEle e não as nossas vontades, Ele vai começar agir de tal forma em nossas vidas, e nossas oração terão as respostas que tanto esperamos.

Porque a nossa oração tem o poder de tocar o coração de Deus, então, que venhamos orar com um coração sincero e quebrantado diante daquEle que é nosso Deus. 



Nenhum comentário: