segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A arte de ensinar.



E como não lembrar de uma data tão importante? Hoje, dia que é dedicado aos mestres que tem a arte de ensinar, passar conhecimento e a todos ajudar.




É á vocês professores, que hoje quereremos dedicar todo o dia, afinal, vocês merecem. 
Reconhecemos seus esforços constantes diante de cada um de nós, e quantas vezes não sabemos lhe agradecer por eles; quando usam um tom mais grave e revidamos com palavras ou ações que lhes entristecem, quereremos tão somente dizer que não é por mal, no fundo sabemos que é para nosso bom futuro. A noite que passa planejando um método melhor para nos passar conhecimentos e muitas vezes no dia seguinte destruímos todo seu entusiasmo. Oh! Querido mestre, isso não é uma arte qualquer, a sua arte é um dom para poucos e beneficio para muitos, és ponte de acesso para nosso sucesso, és base de recomendação para nosso aprendizado, são características impossíveis de serem mencionadas, mas mesmo assim, muito obrigada. Em vocês colocamos toda nossa confiança, esperamos que vocês mestres, venham nos trazer o que sabem de melhor; quantas vezes as tuas palavras nos convencem que as coisas são mais simples, nós é que complicamos, a coragem que cada um de vocês têm, nos dão força para seguir em frente, mesmo quando outras pessoas nos digam que é impossível. Obrigada por nos ensinarem que o aprendizado é muito mais que um trabalho, é um contentamento que nos servirá por toda vida, por nos valorizarem quando as pessoas dizem que não temos mais jeito, e vocês ainda insistem em cada um de nós, obrigada por nos mostrarem que somos muito melhores do que pensamos, e que podemos superar qualquer situação; sabem mestres? A arte que vocês usam para nos ensinar nos faz acreditar que a luz no final do túnel existe sim, que é possível chegar onde desejamos ir, e que nós somos os principais idealizadores dos nossos próprios sonhos; obrigada por nos ensinarem que a vida é muito mais que uma soma como a matemática, ela também é uma divisão de tempos, uma multiplicação de planos, uma subtração de problemas e uma equação de qualidade; por nos mostrar que tudo vai muito além do que palavras conotativas, vai além dos pontos e das vírgulas, e que sempre é possível acrescentar mais dois pontos quando pensamos que é hora de colocar apenas um final, que os sonhos opostos a nossa realidade pode sim se atrair, que dois projetos não podem ocupar o mesmo espaço, mas podem ser ordenados um após o outro; obrigada por passar para nós que tudo se renova, inclusive a nossa vontade de ir mais além, e que quando tudo parecer ser solidificado, sem a menor chance de se tornar um belo liquido de oportunidades, a gente começa a ver as águas de esperanças se moverem. Ow queridos mestres, ensinar é muito mais que escrever em um quadro negro, é muito mais do que recitar poesias, usar as formulas e praticar as formações de palavras, ensinar é uma arte inexplicável que lhes tornam responsáveis por nos fazerem cidadãos de bem, com um diploma merecido e bem aceito, porque fomos ensinados por mestres que fazem um belo trabalho usando a sua linda arte de ensino.
 Mestres, vocês são muito mais do que pessoas que ensinam formulas, regras, raciocínios, vocês sãos as pessoas que nos despertam e nos mostram a realidade. E hoje eu me pergunto: O que seria do “ser” mais graduado, se não fosse a arte de ensinar que um professor lhe ofereceu? Impossível, pois como diz certo poeta: “(...) em tudo que se inicia todo bom começo, te um bom PROFESSOR (...)”.

Parabéns “MESTRES”, pelo dom, pela a arte de ensinar, por serem tão importantes e principalmente, por serem os exemplos que nos dão forças para continuar!



Nenhum comentário: