segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal?



Esses dias eu estava no sofá da minha casa, em mais uma das minhas jornadas procurando algo que preste na TV, quando então parei no jornal. Uma rapaz estava dando entrevista à uma repórter, sobre o natal da cidade de São Paulo. Ele falava mais ou menos assim: "Existem muitas pessoas que gostam do natal comercial, já outras preferem o natal bíblico".  E eu na mesma hora me perguntei: "Como assim natal bíblico?"  Logo me lembrei de um livro que um amigo me emprestou, o nome do livro é: Lições da História que não podemos esquecer - Abraão de Almeida.
E com a grande ajuda deste livro e meu grande amigo o Espírito Santo, espero que posso ajudar à vocês.

Primeiramente, quero deixar bem claro: NÃO EXISTE ESSE TAL "NATAL" BÍBLICO!
A bíblia relata sim o nascimento de Jesus, mas não relata essa festividade.

                                                      Natal: Nascimento do Sol?


O cristianismo originário de Roma avançou tanto na sua tentativa de cristianizar o natal babilônico, que acabou consagrando até mesmo o pinheiro como símbolo natalino, não desconhecendo, por certo, que esta era a árvore preferida de Tamuz*. Segundo algumas autoridades no assunto, a Bíblia refere-se à celebração do natal pagão quando afirma: "Porque os costumes dos povos são vaidades; cortam do bosque um madeiro, e um artífice o lavra com o cinzel. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova" (Jeremias 10:3-4).
Outro aspecto pagão do Natal é a data de 25 de dezembro, rejeitada por muitos especialistas em história e cronologia bíblicas. Embora de importância capital por marcar o início da era cristã, a data do nascimento de Jesus ainda não foi satisfatoriamente definida. Assim, o nascimento de Jesus foi comemorado dia 20 de maio no Egito e na Palestina, até o século III, e em outros lugares no dia 6 de janeiro ou no dia 25 ou 28 de março.
O imperador Aureliano estabeleceu, em 275, a comemoração obrigatória da natividade do Sol Invicto no dia 25 de dezembro, data que foi adotada pela igreja romana a partir do ano de 336 para a comemoração do nascimento de Jesus, e como reação ao paganismo.
No dia 25 de dezembro aparece pela primeira vez no calendário de Philocalus (354). No ano 245, o teólogo Orígenes repudiava a ideia de se festejar o nascimento de Cristo "como se fosse ele um faraó". A data atual foi fixada no ano 440, a fim de cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia: a festa mitraica (religião persa, rival do cristianismo no primeiros séculos), que celebrava o Natalis Invicti Solis (Nascimento do Vitorioso Sol), e várias outras festividades decorrentes do solstício do inverno, como a saturnália em Roma e os cultos solares entre os celtas e os germânicos.
Argumentam os entendidos que o nascimento de Jesus teria ocorrido provavelmente entre a segunda metade de março e a primeira metade de abril, quando faz calor na palestina, e não em dezembro, época em que o forte frio desaconselharia a iniciativa imperial de realizar a alistamento. Reforça esse argumento o fato de que os pastores estarem no campo na noite de Natal. É possível que, devido ao calor, os rebanhos permanecessem no curral durante o dia, à sombra, e fossem então apascentados à Noite.

*Tamuz era um deus babilônico        
                   (Lições da História que não podemos esquecer - Abraão de Almeida)



Acreditem amigos, a grande vitória de Cristo não foi em seu nascimento, mas, na sua morte e ressurreição. O natal seria algo bom, se não tivesse vindo de onde veio, e se não fosse comemorado da forma que é comemorado.

Talvez você já tenha pensado que poderíamos transformar essa festa pagã, em um legitima festa cristã, onde o único objetivo seria cultuar à Cristo. Mas veja o que diz a bíblia: Tenham cuidado de não imitar os seus cultos idólatras, depois das nações terem sido destruídas. Não perguntem a respeito dos seus deuses, dizendo: 'Como é que estes povos adoravam os seus deuses? Vamos praticar os mesmos cultos!' Não insultem o Senhor, o seu Deus, desta maneira, porque tudo o que é repugnante ao Senhor e que ele odeia, essas nações fizeram aos seus deuses. Até queimaram seus filhos e filhas no fogo, em sacrifícios aos seus deuses! "Obedeçam a todos os meus mandamentos; não acrescentem, nem tirem coisa alguma. (Deuteronômio 12:30 ao 32)

Entendam uma coisa: Devemos comemorar o nascimento de Cristo por todos os dias da nossa vida, pois quando Ele nasceu, trouxe consigo nossa salvação. Não fiquem presos nesta data, estamos à espera da segunda vinda de Cristo e não de seu nascimento.
  
Graça e Paz.




2 comentários:

alberis disse...

as pessoas não leem o contexto, ficam limitado só com o texto, ai tudo e animalesco ou brutalmente destorcido ,na verdade e só una questão de aprender com as dificuldades e tirarmos delas momentos de alegria , sei que zombar e não ser sincero com a verdade, e pobreza não tem nada a ver com aparência , basta buscar um instrumento para cada situação ou finalidade, eliminar os excesso cortar exageros eliminando o que não e necessário ,e outra, não se brinca com o ser ou o personagens mais com o objeto ou a referente situação vivida o conteúdo ou o sujeito esta fora do comentário , Deus ama o pecador e odeia o pecado veja onde esta o sentido e não julgue sem ter a certeza de qual e a direção , Deus e fiel"Alberis"

alberis disse...

este comentário não e em relação a este texto mais aos vários texto que são enviados e não são bem interpretado por falta de conhecimento e por pessoa que so querem denegrir em vez de sensibilizar-se e so um desabafo ,amem