terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Afastando nosso coração do Criador


E ae, como está o seu coração?

Por muitas vezes, mesmo sem perceber, afastamos nosso coração daquEle que nunca se afasta de nós.
De repente as coisas começam a desandar, não porque Deus faz com que desande, mas porque o nosso coração está distante dEle. Nossa teimosia e desobediência em querer fazer as coisas da nossa própria maneira, sem nem pedir conselho ao nosso Pai Celestial, acaba afastando nosso coração dEle.

Vejamos Adão e Eva  como deve ter sido  maravilhoso ser os primeiros à viverem ao lado de Deus. Eles tinham tudo o que precisavam, pois Deus é tudo o que precisamos.
Mas, a teimosia e desobediência humana afastou seus corações de Deus.

O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar e cultivar. E deu-lhe a seguinte ordem: "Você pode comer de toda árvore que está no jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que comer dessa fruta, certamente você morrerá". 
(Gênesis 2:15 ao 17)

Deus foi muito claro com Adão, seu dever era cuidar e cultivar o jardim do Éden, logo depois Eva foi criada para que Adão não vivesse sozinho.

Depois disse o Senhor: "Não é bom que o homem fique sozinho. Vou fazer para ele, uma auxiliadora que lhe corresponda". (Gênesis 2:18)

 E como Deus disse, o dever de Eva era fazer companhia à Adão e ser sua auxiliadora.
Mas ambos afastaram o seu coração do Senhor quando decidiram ouvir os conselhos da serpente – a mais astuta de todas as criaturas que o Senhor Deus tinha feito.

A mulher ouvindo a serpente, ficou convencida com tudo o que ela tinha lhe dito. E assim comeu da fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal, e logo em seguida ofereceu a Adão que também à comeu, e nem pediu conselhos ao Senhor antes de praticar tal ato. E assim a humanidade tomou conhecimento do bem e do mal, desagradando ao Senhor Deus.
Agora, pois, o homem morre. Antes viviam diariamente com a graciosa presença de Deus, mas afastaram seu coração do Senhor, e foram expulsos do paraíso. Todos eles foram castigados, inclusive a serpente, pois enganou a mulher. 

Então o Senhor Deus dirigiu-se à serpente: "Este é o seu castigo: Você será a única a ser amaldiçoada entre todos os animais selvagens. Você terá que rastejar sobre  o seu ventre, e comerá pó todos os dias da sua vida.
"De agora em diante, você e a mulher serão inimigas. O mesmo ocorrerá entre sua descendência e a descendência dela. O descendente da mulher esmagará a sua cabeça, e você a ferirá no calcanhar dele."
E o Senhor Deus disse à mulher: "Você terá muitas dores durante a gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Apesar disso, seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará". Ao homem Ele disse: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu aquela fruta que eu disse para não comer, o solo da terra será maldito por sua causa. Você precisará lutar todos os dias da sua vida para tirar da terra seu sustento. Ele também produzirá espinhos e ervas daninhas, e você precisará alimentar-se das ervas do campo. Você precisará suar para que a terra produza seu alimento, até que volte para a terra, da qual foi formado. Pois você foi feito da terra e à terra voltará." (Gênesis 3:14 ao 19)

Foi afastando o seu coração do Senhor, que o homem foi enganado. 
Sei que isso também acontece com todos nós, de vez enquanto teimamos em afastar nosso coração dEle. 

Em nossa caminhada nesta terra, sempre encontramos desafios e obstáculos, que as vezes nos derrubam e nos desencorajam à continuar. Mas só caímos quando afastamos nosso coração do Senhor, Ele está sempre disposto a ouvir nossas orações e à nos aconselhar, Ele é quem nos indica o caminho certo e a maneira certa de superar cada obstáculo. Vamos deixar nossa teimosia e desobediência no passado, pois em Deus existem sonhos maiores e planos melhores que os nossos.

Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nas suas próprias forças e na capacidade humana, afastando o seu coração do Senhor. (Jeremias 17:5)

A capacidade humana não chega nem aos pés do Criador; se é em nossa fraqueza que a força de Deus se revela melhor, então clamemos em nossa fraqueza, O louvemos em nossa fraqueza, e sempre que parecer difícil, sempre que você não souber o caminho, converse com Ele, pois Deus sabe o que faz.

Graça e Paz amados.









Nenhum comentário: