domingo, 13 de maio de 2012

Conhecer a Verdade, nos traz proteção.



   
      Vivemos na era da informação, da internet, do imediatismo e da futilidade. Com muita facilidade as pessoas tem acesso a todo tipo e informação, mas o problema é saber qual a informação que é confiável, que é verdadeira ou até que é edificante. A internet é ótima, com ela essa era da informação acelerou anos luz de velocidade. O mundo está cada vez mais conectado, e a relação tempo de espaço se transformou, pois o que era longe se tornou tão perto. Mas a Internet como um canal informativo é como uma faca de dois gumes, tem o lado bom e o lado ruim. E esse mundo de informação via internet levou a entrar em cena o imediatismo, ou seja, não temos paciência com coisas demoradas, de ler textos longos (e espero que esse que escrevo seja curto para que você leia. Kkkkkk). Mas vamos pensar um pouco, vivemos na era da informação e internet, então a população deve estar mais informada e inteligente, certo? É, infelizmente não, o que vemos é a valorização das futilidades, do banal, da proliferação do infrutífero. O que é lamentável.

      Mas nem tudo estar perdido, pois a base do relacionamento com Deus vem pelo conhecimento. Quando o povo deixa de buscar esse conhecimento se perde: “Meu povo se perde por falta de conhecimento”. (Oséias 4:6). Essa observação feita por Deus nos chama a atenção para a busca de conhece-lo infinitamente, e esse conhecimento estar ligado ao relacionamento. Quando os saduceus interrogaram Jesus acerca da ressurreição, ele respondeu que eles erraram na sua doutrina porque não conheceram "as Escrituras, nem o poder de Deus"(Mateus 22:29). Para corrigi-los, ele começou dizendo: "Não tendes lido o que Deus vos declarou...?" (Mateus 22:31). Muitos alegam que a Bíblia é difícil demais para entender. Pensando assim, acabam errando da mesma maneira que os saduceus, seguindo suas próprias ideias e doutrinas de homens ao invés de dar à Bíblia a atenção e estudo honesto que Deus requer. Muitos hoje vivem pela doutrina do achismo, não têm convicções firmes, apenas acham isso ou aquilo. O fato de existirem muitas seitas, doutrinas e interpretações não deve nos desanimar em relação à verdade pura que se revela na palavra de Deus. O apóstolo Pedro avisa que como "surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres", e que "os ignorantes e instáveis deturpam...as...Escrituras, para a própria destruição deles" (2 Pedro 2:1, 3:16). Isto deve nos incentivar a sermos mais zelosos na leitura e estudo para entender a palavra de Deus, a fim de sermos por ele aprovados (veja 2 Timóteo 2:15). Meu pastor sempre fala que para diferenciarmos uma cédula de dinheiro falsa de uma verdadeira, é necessário que venhamos a conhecer a verdadeira, pois a partir daí saberemos identificar as falas. Quanto mais valorizarmos a Verdade de Deus, nos protegeremos das falsas doutrinas. O Salmo 119 nos alerta a buscarmos o conhecimento na Palavra de Deus. Que venhamos a buscar a informação, usar a internet para o que realmente acrescenta em nossas vidas, tanto intelectual, quanto espiritual, e investir tempo no que edifica.

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 
(Efésios 6:17).


Graça e Paz a todos.

Vando Felix